sábado, 20 de fevereiro de 2010

Liberdade?

Há, infelizmente, pais que manipulam muito a consciência dos filhos. Querem fazê-los à sua imagem e semelhança, conformes aos seus próprios projectos de vida, e resistem a deixá-los seguir a sua vocação. Desde o escolher a namorada e a profissão, até influenciar ou travar a vocação religiosa. E fazem-no com chantagem e razões falsas: "Não nos faças sofrer"; "isso não dá dinheiro"! Só educa para a liberdade quem não desiste de apontar caminhos não egoístas e, ao mesmo tempo, sabe perder.


;)

Jensina

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pensa nisto

Pensar sobre a vida e viver uma vida bem pensada não é a mesma coisa. É perigoso ficar a ver de fora a própria vida e a dos outros. Árbitros de bancada há muitos. O importante é jogar melhor e com mais critério. Para isso serve o velho exame de consciência, que não é bater no peito, mas avaliar a própria vida. Não para a classificar, mas para encontrar caminhos de viver melhor, mais justos e libertadores. Se pensar não levar a agir não é pensar... é olhar sem ver.

;)
Jensina

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Amor

“O amor é a essência do próprio Deus, é o sentido da criação e da história, é a luz que dá bondade e beleza à existência de cada homem”… “o amor é, por assim dizer, o “estilo” de Deus e do crente, é o comportamento de quem, respondendo ao amor de Deus, concebe sua própria vida como dom de si mesmo a Deus e ao próximo”.

Bento XVI